Re-começar Re-construir Re- significar
Recomeçar implica sempre um novo começo, diferente de algo que já se viveu, seja profissionalmente, seja pessoalmente. Seja a diferença pequena ou grande, implica sempre uma mudança.
Quando o recomeço surge depois de um evento de vida significativo, pode ser muito penoso e sofrido. Ao mesmo tempo que temos de tentar com todas as nossas forças construir esse recomeço, temos também de fazer o luto das perdas sofridas.
E não é fácil.
Não é fácil tomar decisões, tendo muitas vezes de escolher entre decisões que abarcam consequências, mais ou menos difíceis, mas consequências…
Como tomar as decisões que necessitamos para re- começar? Como aceitar que onde estamos não há caminho para ser feito e que é preciso Re- construir ? E como Re-significar todas as vivências, memórias, perdas ?
Todos os processos RE implicam esforço, sofrimento e empenho…. Por vezes é mesmo muito difícil sequer perceber qual é o caminho, de que maneira o podemos fazer, mesmo sabendo que é necessário, que é urgente, que já não é possível continuar no mesmo lugar.
Tenho para mim que muitas decisões são tomadas porque não se aguenta mais ficar como se está. Por muito difícil que se antecipe que seja o caminho a seguir, não é suportável continuar onde se está. E isso é devastador.
Uma profunda tristeza….
Que recomeços necessita fazer?
O que precisa reconstruir?
Que significados perderam o sentido?